Coordenador : Felipe Guimaraes Tavares
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395046.2206.263305.28062023
Departamento/Setor: MEB
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Certamente! Considerando a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) como um projeto de extensão na UFF, o público-alvo seria composto por estudantes de graduação da própria universidade, bem como membros da comunidade externa que tenham interesse na temática da saúde coletiva. A extensão universitária tem como objetivo levar os conhecimentos acadêmicos e científicos para além dos muros da universidade, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento da sociedade como um todo. Dessa forma, a LASC como projeto de extensão poderia englobar estudantes de diferentes cursos, como Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Economia, Comunicação, entre outros. Além disso, a liga também poderia acolher profissionais da saúde, gestores públicos, membros de organizações não governamentais e demais interessados na saúde coletiva. A inclusão de membros da comunidade externa é fundamental para fortalecer a interação e a troca de saberes entre a universidade e a sociedade. Essa integração permite que o conhecimento produzido na academia seja aplicado e compartilhado de forma relevante e impactante, contribuindo para a promoção da saúde e o bem-estar coletivo. Portanto, como projeto de extensão, a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva na UFF teria como público-alvo estudantes de graduação da universidade e membros da comunidade externa interessados na área da saúde coletiva, buscando promover a integração entre academia e sociedade, bem como o desenvolvimento de ações que beneficiem a população em geral.
Local de atuação: As ações serão realizadas nas unidades da UFF, tais como o Instituto de Saúde Coletiva, campus Gragoatá, Praia Vermelha, Escola de Enfermagem, entre outros.
Objetivo
•Realizar estudos específicos na área da Saúde Coletiva; •Práticas de estudo dos membros, supervisionada pelo docente orientador. •Implementar ações de extensão relacionadas ao tema da Saúde Coletiva junto à comunidade externa a UFF, sobretudo na APS. •Congregar acadêmicos dos Cursos de graduação na área da saúde no desenvolvimento técnico-científico na área da Saúde Coletiva, visando despertar motivação e interesse no conteúdo da mesma; •Contribuir na formação acadêmica, a partir do desenvolvimento do ensino, pesquisa e atividades de extensão à comunidade •Realizar seminários e eventos acadêmicos ministrados periodicamente pelos membros da liga e, ou convidados, sempre sob supervisão do docente coordenador; •Participar de discussões de casos promovidas pela coordenação da liga; •Buscar aproximação entre os corpos discentes, docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal Fluminense; •Manter intercâmbio científico e associativo com outras Ligas e/ou instituições; •Divulgar outros eventos acadêmicos, cursos e congressos na área da Saúde Coletiva na finalidade de maior aproximação e aprofundamento dos membros para com a área.
Resumo
As ligas acadêmicas surgiram no século XX como uma estratégia extracurricular e, desde então, possuem o objetivo de promover um aprofundamento teórico-prático das atividades aprendidas ao longo das disciplinas acadêmicas ofertadas nos cursos de graduação. Desta forma, compreende-se que liga acadêmica é uma associação sem fins lucrativos, que busca complementar a formação do aluno. Para tanto, promove o senso crítico do acadêmico e também o raciocínio científico, agregando valor ao seu conhecimento. E como nem sempre é possível aprender a teoria e a prática em classe, investir em atividades extracurriculares e complementares é visto como um grande diferencial na vida acadêmica. As ligas são entidades criadas por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interessem no tema abordado. A partir da iniciativa dos alunos do curso de Enfermagem da UFF, surge a proposta da criação da Liga de Saúde Coletiva (LASC) com os seguintes objetivos: realizar ações de estudos e práticas específicos na área da Saúde Coletiva, supervisionadas orientador e implementar ações de extensão relacionadas ao tema da Saúde Coletiva junto à comunidade externa a UFF. A atuação da LASC não deve se restringir a atividades como aulas, atendimentos ou iniciação científica intramuros. Pretende-se propiciar atividades em que coloque o acadêmico em contato direto com a população, para que possa vivenciar os problemas mais prevalentes e desenvolver atividades de prevenção de e promoção da saúde. Isto deve favorecer a ampliação da visão dos problemas de saúde, habitualmente centrada nos aspectos biológicos, e a formação de profissionais de saúde generalistas. L